Período Integral

Apesar de imperativo para muitos pais, estes se preocupam por ter que deixar seus filhos ao longo de todo o dia na escola. Por isso, entendemos a importância de fazer um planejamento completo para o Período Integral, que atenda melhor as necessidades de nossos alunos e seus familiares e proporcione situações de exploração e desenvolvimento às crianças, em vez de simples atividades para “passar o tempo”.

Oferecemos uma ótima refeição balanceada e supervisionada pela nossa nutricionista, hora do soninho, higiene, atividades esportivas e de recreação, com a prática de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria, o prazer de forma individual ou coletiva, através de atividades recreativas envolvendo jogos, brinquedos e brincadeiras.

No período em que não está se trabalhando o conteúdo pedagógico, a prioridade é brincar, porque entendemos que brincar é um fator essencial para o desenvolvimento físico, emocional, mental e social da criança, onde elas não só estão a explorar o ambiente à sua volta como também a desenvolver a sua própria identidade.

Brincar desenvolve (e muito!) a imaginação da criança. Assim, vai descobrindo os objetos, as pessoas e os acontecimentos que a rodeiam e começando a criar a sua própria realidade, transformando-a e adaptando-a aos seus desejos. Pode dar vida aos objetos, criar um amigo imaginário, falar com os animais.

E todo este trabalho tem uma finalidade e um reflexo imediato no aprendizado, pois a finalidade dos jogos e das brincadeiras é pedagógica, visando proporcionar satisfação ao estudar e aprender. O lúdico contribui para a aprendizagem, pois a criança enfrenta seus conflitos internos e desenvolve plenamente seus aspectos emocional, cognitivo e social, estimula a criança enquanto trabalha com material concreto, jogos, ou seja, tudo o que ela possa manusear, refletir e reorganizar; a aprendizagem acontece com mais facilidade e entusiasmo, pois ela aprende sem perceber, aprende brincando. O brincar enriquece a dinâmica das relações sociais em sala de aula, fortalecendo a relação entre o ser que ensina e o ser que aprende, a brincadeira dá a oportunidade para a criança errar e acertar, aprender sozinha e construir sua própria base de conhecimento. No lúdico não há erro e sim criação, e é através do brincar que a criança constrói sua identidade. Diversas situações do imaginário infantil estão presentes na realidade cotidiana, assim, a criança aprende a respeitar regras e compreende os limites e os papéis de cada um na vida real.

Então, estão prontos para brincar?